O Chapéu Seletor

O famoso Chapéu Seletor de Hogwarts conta sobre seu próprio gênese em uma série de canções cantadas no começo de cada ano escolar. A lenda diz que o Chapéu pertenceu a um dos quatro fundadores, Godrico Gryffindor, e que foi enfeitiçado em conjunto pelos quatro fundadores para assegurar que os estudantes fossem selecionados nas casas homônimas, de acordo com as preferências particulares de cada fundador.

O Chapéu Seletor é um dos objetos encantados mais espertos que qualquer bruxo ou bruxa jamais virá a conhecer. Ele contém literalmente a inteligência dos quatro fundadores, pode falar (através de um rasgo no seu tecido) e é habilidoso em Legilimência, que torna-o capaz de olhar dentro da cabeça de quem o usa e adivinha suas capacidades ou humor. Ele pode até responder aos pensamentos de quem o está usando.

O Chapéu Seletor é notório por se recusar a admitir ter feito um erro ao escolher a casa de um estudante. Na ocasião em que um Sonserino se comporta de modo altruísta, quando um Corvinal falha um exame, quando um Lufa-Lufa se mostra preguiçoso, mas talentoso academicamente e quando um Grifinório exibe ser covarde, o Chapéu sustenta rapidamente sua opinião inicial. Porém, se colocados na balança, o Chapéu cometeu pouquíssimos erros de julgamento através dos vários séculos em que vem trabalhando.

O Chapéu Seletor não aparece nos primeiros planos de Hogwarts. Eu pensei em diversas maneiras diferentes para selecionar os alunos (porque eu sabia desde cedo que haveriam quatro casas, com diferentes qualidades). A primeira maneira era uma máquina elaborada à la Heath Robinson que faria todo tipo de coisa mágica antes de chegar a uma decisão, mas eu não gostei dela: parecia ao mesmo tempo muito complicada e muito fácil. Depois eu coloquei quatro estátuas dos fundadores no Hall de entrada, que ganhavam vida e selecionavam os estudantes da multidão em frente a eles enquanto a escola assistia. Essa era melhor, mas não estava certa ainda. Finalmente, eu escrevi uma lista das maneiras que as pessoas podem ser escolhidas: uni-duni-tê, pelo palito mais curto, pelo capitão do time, nomes de dentro de um chapéu – nomes de dentro de um chapéu falante – colocando um chapéu – o Chapéu Seletor.

Traduzido por: Ismael Philip em 05/09/2011.
Revisado por: Bruna Thalenberg em 05/09/2011.
Postado por: Daniel Mählmann em 16/09/2011.